O pré-candidato à presidência do Peru, Rafael Belaúnde, foi alvo de um ataque a tiros, hoje (2), na região de Cerro Azul. Ele não ficou ferido. A caminhonete do político foi atingida por pelo menos três disparos, enquanto ele vistoriava propriedades no local. Apesar de aparecer ensanguentado em uma foto postada nas redes sociais, Rafael está fora de perigo. Autoridades investigam a motivação do atentado.

Rafael Belaúnde é do partido Libertad Popular e tem obtido índices de aprovação muito baixos nas pesquisas recentes entre os pré-candidatos à presidência. As eleições gerais do Peru estão marcadas para abril de 2026.
Peru
Já na região amazônica do Peru, pelo menos 13 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas após um deslizamento de terra afundar duas embarcações, no Rio Ucayali. Equipes de resgate procuram mais de 20 desaparecidos. Um dos barcos ficou completamente submerso, enquanto o outro sofreu graves danos. Esse segundo barco vinha de uma comunidade indígena próxima e parou na área portuária para o desembarque dos ocupantes, quando o deslizamento aconteceu. Entre os passageiros, estavam professores e médicos.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, parlamentares investigam múltiplos ataques a um único barco, na região do Caribe, em setembro. A operação teria matado dois sobreviventes que se agarravam aos destroços da embarcação. O assunto veio à tona após o jornal Washington Post noticiar que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, deu uma ordem para matar todos a bordo. A porta-voz da Casa Branca confirmou os dois ataques e disse que eles estavam dentro da lei.
Desde setembro, as Forças Armadas dos Estados Unidos bombardearam pelo menos 19 barcos suspeitos de transportar drogas no Caribe e na costa do Pacífico, matando pelo menos 76 pessoas.
Honduras
O ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernández foi solto hoje do presídio em que estava, nos Estados Unidos. Ele foi condenado durante a gestão de Joe Biden e cumpria uma pena de 45 anos de prisão por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Aliado de Donald Trump, Hernández foi libertado depois de receber um perdão do presidente norte-americano. A soltura acontece dias após as eleições presidenciais em Honduras. Trump apoiou o candidato do partido de Hernández, o conservador Nasry Asfura.
Fonte: Agência Brasil
