18.7 C
Brasília
Últimas NotíciasONU pede justiça após ataque que matou socorristas na Faixa de Gaza

ONU pede justiça após ataque que matou socorristas na Faixa de Gaza

A Organização das Nações Unidas pediu justiça após o ataque israelense que matou socorristas na Faixa de Gaza. A declaração veio do subsecretário-geral de Ajuda Humanitária da ONU, Tom Fletcher, nessa segunda-feira. Ele exigiu “respostas e justiça” em relação ao ataque que matou oito médicos palestinos, seis socorristas da Defesa Civil e um funcionário da ONU no sul de Gaza.

Os corpos foram recolhidos e enterrados em vala comum, junto com os veículos destruídos. Segundo o chefe do escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários no Território Palestino, Jonathan Whittall, todos os veículos estavam “claramente identificados”, e mesmo assim foram atingidos pelos ataques israelenses.

O escritório coordenou o acesso à área com autoridades israelenses, que identificaram onde os corpos foram enterrados. A autorização foi concedida cinco dias após as mortes, em 23 de março.

Segundo agências de notícias, as forças israelenses alegaram que os socorristas foram mortos após os veículos avançarem “de forma suspeita”. Israel também disse que um membro do Hamas foi morto com outros oito terroristas. Esse é mais um ataque, após o fim do cessar-fogo que chegou a ser declarado mês passado. 

Na semana passada, o Secretário-geral da ONU, António Guterres informou que foi reduzido o número de funcionários na área onde o conflito se arrasta por 15 meses e matou mais 50 mil pessoas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Guterres deu a declaração logo após um tanque israelense atingir o complexo da ONU em Deir Al Balah, matando um trabalhador búlgaro, e ferindo gravemente outros cinco profissionais.


Fonte: Agência Brasil

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

Jovem brasileiro se destaca no futebol escolar nos Estados Unidos: Nicholas Poletto Cattani é promessa em East Lansing

East Lansing (EUA), novembro de 2025. Com apenas 16 anos, o marauense Nicholas Poletto Cattani está conquistando seu espaço no futebol americano escolar e...

Faculdade Edufor é destaque internacional e recebe dois prêmios Ivy Enber Global Awards nos Estados Unidos

Instituição maranhense conquista reconhecimento internacional nas categorias Educação Inovadora e Gestão Educacional e Política PúblicaA Faculdade Edufor foi duplamente premiada nos Estados Unidos nesta...

Psicóloga Marcela Amaral ganha destaque ao explicar a dor silenciosa que molda comportamentos e decisões

São Paulo, novembro de 2025. A psicóloga e neuropsicóloga Marcela Amaral tem se consolidado como uma das vozes mais expressivas na nova geração de...