26.5 C
Brasília
NotíciasInternacionalLíderes de França, Albânia e Azerbaijão são 'flagrados' rindo de Trump

Líderes de França, Albânia e Azerbaijão são ‘flagrados’ rindo de Trump

O presidente francês, Emmanuel Macron, o seu homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, caíram na risada diante de uma gafe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se vangloriou de ter encerrado uma guerra… que nunca existiu.

A confusão aconteceu porque Trump declarou, em meados de setembro, que havia colocado fim a “guerras que pareciam sem solução”, citando como exemplo o “Azerbaijão e a Albânia” — quando, na verdade, queria se referir ao conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

Na última quinta-feira, 2 de outubro, durante a cúpula da Comunidade Política Europeia, em Copenhague, o primeiro-ministro albanês se aproximou e abraçou Macron, que conversava com o presidente do Azerbaijão.

“Você deveria pedir desculpas, porque não nos parabenizou pelo acordo de paz que o presidente Trump fez entre a Albânia e o Azerbaijão”, disse Rama a Macron, rindo. “Ele trabalhou muito.”

Os três líderes logo entenderam a piada e começaram a rir. Macron chegou a concordar com Rama e pediu desculpas por não ter felicitado os dois países — como mostra o vídeo registrado no evento.

“Acabei com guerras que pareciam sem solução. Azerbaijão e Albânia”
Em entrevista à Fox News, em setembro, Trump declarou que encerrou “guerras que pareciam sem solução” e citou o conflito entre “Azerbaijão e Albânia”, dizendo que ele havia durado “muitos e muitos anos”.

Na verdade, Trump se referia ao acordo histórico assinado entre a Armênia e o Azerbaijão, na Casa Branca, no mês anterior, em que os dois países se comprometeram a encerrar permanentemente o conflito territorial que os opunha há décadas. Mas essa não foi a primeira vez que o ex-presidente confundiu a Armênia com a Albânia.

Em agosto, poucos dias após a mediação do acordo, Trump já havia comentado o processo trocando novamente os nomes: chamou a Armênia de Albânia e o Azerbaijão de “Aberbaijão”.

“Para o ‘Aberbaijão’ — isso foi um grande problema que durou 34, 35 anos. Digamos, a Albânia… quer dizer, pensem nisso, durou muitos anos. Eu conheci os líderes, tive contato com eles por meio do comércio. E me perguntava: ‘Por que vocês estão lutando?’”, disse Trump no programa The Mark Levin Show.

“Então eu disse: ‘Não vou fazer um acordo comercial se vocês continuarem brigando — isso é uma loucura’. Enfim, uma coisa levou à outra, e eu consegui resolver a questão”, acrescentou.

Afinal, o que aconteceu entre a Armênia e o Azerbaijão?
No dia 8 de agosto, os dois países assinaram vários tratados relacionados ao processo de paz. Na ocasião, Trump afirmou que “Armênia e Azerbaijão estão comprometidos em encerrar todos os conflitos de forma definitiva, reabrir o comércio, as viagens e as relações diplomáticas, além de respeitar a soberania e a integridade territorial de cada um”.

Os acordos foram assinados pelo presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e pelo primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan.

As partes vinham tentando se aproximar havia meses para finalizar o tratado, após décadas de guerra. No dia 13 de março, as autoridades dos dois países chegaram a uma versão final do texto do acordo de paz sobre o conflito na região de Nagorno-Karabakh — território reintegrado ao Azerbaijão após uma ofensiva militar em 2023, que provocou o êxodo da maioria da população armênia da área.

Leia Também: Dois mortos e 12 feridos em “tiroteio em massa” no centro do Alabama

Fonte

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

Mulheres avançam sobre setores técnicos e redefinem critérios de liderança no mercado brasileiro

Em áreas altamente reguladas, como consultoria normativa e assessoramento institucional, conhecimento técnico e gestão de riscos passam a valer mais do que hierarquia formal...

Sensações e conexão emocional: por que a experiência do cliente deixou de ser processo e virou memória

Para Paulo Brenha, especialista em estratégia e experiência do cliente, CX passa a ser construída por estímulos sensoriais, narrativa e vivência realDurante anos, a...

Henrique Batista lança a Xiro Tech e aposta em tecnologia white label para empresas que querem ser donas do próprio aplicativo

Empresário do setor de tecnologia e mobilidade urbana apresenta nova empresa focada em soluções white label e aplicativos personalizadosO empresário e multimilionário Henrique Batista,...

João Miranda e o Biocircuit Art®: quando a tecnologia deixa de ser ferramenta e se torna relíquia

Artista brasileiro cria linguagem autoral ao transformar componentes tecnológicos em obras de arte contemporânea com forte impacto conceitualEm um mundo marcado pela aceleração digital...

2026 não será para amadores: o novo padrão do Mercado Imobiliário

Em 2026, os negócios imobiliários acontecerão com mais tranquilidade para corretores preparados e compradores conscientes, que buscam por informações e por sentir confiança no...