Nova Iorque poderá ter, pela primeira vez, um prefeito imigrante e de origem asiática. Os nova-iorquinos foram às urnas hoje (4) para escolher o novo prefeito da maior cidade dos Estados Unidos. O favorito nas pesquisas é o democrata Zohran Mamdani, um imigrante nascido em Uganda, muçulmano e TikToker de 34 anos.

Mamdani derrotou o veterano e ex-governador vereador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, nas prévias do partido, com a ajuda principalmente dos eleitores jovens. Cuomo agora concorre como candidato independente e está em segundo lugar nas pesquisas.
Além de um bom comunicador nas redes sociais, Mamdani cresceu por causa de sua plataforma voltada a serviços públicos, como transporte e creches gratuitas e congelamento de alugueis.
Acusado de ser um extremista de esquerda, ele é visto com desconfiança inclusive pelos democratas mais graduados, mas recebeu o apoio sutil do ex-presidente Barack Obama.
Morre Dick Cheney
Morreu aos 84 anos o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney. Cheney é considerado um dos vice-presidentes mais poderosos da história do país, tendo influenciado, em larga escala, tanto a política interna como a política externa dos Estados Unidos. Ele esteve no cargo durante os mandatos do republicano George W. Bush e é considerado o maior defensor da invasão do Iraque.
Recentemente, Cheney se tornou um severo crítico do presidente Donald Trump e chegou a declarar apoio à candidata democrata, Kamala Harris, nas últimas eleições presidenciais.
Peru x México
O Peru decidiu romper relações diplomáticas com o México. A decisão veio depois que o México concedeu asilo à ex-primeira-ministra peruana, Betsy Chávez, acusada de tentar, junto com o ex-presidente Pedro Castilho, dar um golpe de estado.
Chávez está na embaixada mexicana em Lima. A relação entre México e Peru já estava ruim, desde que o México concedeu asilo à esposa e filhos de Castilho.
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, lamentou a decisão peruana e disse que, até o momento, as relações comerciais estão mantidas.
*Com informações da agência Reuters
Fonte: Agência Brasil
