26.5 C
Brasília
BusinessGigante das commodities, Trafigura se prepara para transição de CEO

Gigante das commodities, Trafigura se prepara para transição de CEO

Richard Holtum assume como novo CEO, substituindo Jeremy Weir, que permanecerá como presidente da gigante de negociação de commodities

O Trafigura Group está se preparando para uma transição de liderança, com o chefe de gás, energia e renováveis, Richard Holtum, assumindo como novo CEO, substituindo Jeremy Weir, que permanecerá como presidente da gigante de negociação de commodities.

Holtum, de 39 anos, ex-capitão do exército britânico que ingressou na Trafigura em 2014, tem realizado reuniões com os chefes de diferentes commodities e suas equipes na Trafigura para discutir suas carteiras de negociação enquanto se prepara para assumir o cargo, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram para não serem identificadas ao discutir informações privadas.

Ele se tornará o terceiro CEO na história de 31 anos da Trafigura, após Weir assumir em 2014 do fundador Claude Dauphin, que permaneceu presidente até sua morte no ano seguinte. A empresa planeja fazer um anúncio já na próxima semana, informou o Financial Times.

A mudança ocorre em um momento de fluxos mais amplos para a Trafigura, que é propriedade de cerca de 1.400 de seus principais funcionários e compete com o Vitol Group e a Glencore pelo título de maior trader de commodities do mundo.

A empresa anunciou uma série de mudanças em seus altos escalões nos últimos dois anos, incluindo uma grande reestruturação e a saída de vários de seus executivos mais seniores — incluindo Mike Wainwright e Jose Larocca, os dois homens que, junto com Weir, formaram o trio de liderança desde a morte de Dauphin.

Holtum era pouco conhecido fora da Trafigura e de seus mercados imediatos quando a Bloomberg informou em abril que ele estava em posição de destaque para ser o próximo CEO, enquanto Weir planejava buscar um sucessor.

Holtum ingressou na Trafigura após uma breve passagem pelo setor de petróleo bruto na Glencore e se tornou chefe global de GNL e gás em 2019. Como outros traders, a empresa obteve enormes lucros com a negociação de GNL, gás e energia durante a crise energética de 2022.

Ele assume seu novo cargo enquanto a Trafigura e o ex-diretor de operações Wainwright se preparam para ir a julgamento em dezembro por acusações de corrupção na Suíça. O caso trará novamente à tona alegações de irregularidades que mancharam a indústria de negociação de commodities nos últimos anos, e ocorre após a Trafigura se declarar culpada de acusações de corrupção separadas nos EUA em março. Wainwright negou as acusações suíças, enquanto a Trafigura afirmou que se defenderá no tribunal.

A empresa e seus rivais também estão se ajustando a uma redução nos lucros à medida que a indústria emerge do período mais lucrativo de sua história, com os mercados caóticos nos quais os traders prosperam retornando a níveis mais normais no último ano — particularmente em petróleo, energia e gás.

Em seu negócio de metais, a Trafigura ainda está lidando com as consequências após revelar que foi vítima de uma suposta fraude massiva de níquel.

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

Mulheres avançam sobre setores técnicos e redefinem critérios de liderança no mercado brasileiro

Em áreas altamente reguladas, como consultoria normativa e assessoramento institucional, conhecimento técnico e gestão de riscos passam a valer mais do que hierarquia formal...

Sensações e conexão emocional: por que a experiência do cliente deixou de ser processo e virou memória

Para Paulo Brenha, especialista em estratégia e experiência do cliente, CX passa a ser construída por estímulos sensoriais, narrativa e vivência realDurante anos, a...

Henrique Batista lança a Xiro Tech e aposta em tecnologia white label para empresas que querem ser donas do próprio aplicativo

Empresário do setor de tecnologia e mobilidade urbana apresenta nova empresa focada em soluções white label e aplicativos personalizadosO empresário e multimilionário Henrique Batista,...

João Miranda e o Biocircuit Art®: quando a tecnologia deixa de ser ferramenta e se torna relíquia

Artista brasileiro cria linguagem autoral ao transformar componentes tecnológicos em obras de arte contemporânea com forte impacto conceitualEm um mundo marcado pela aceleração digital...

2026 não será para amadores: o novo padrão do Mercado Imobiliário

Em 2026, os negócios imobiliários acontecerão com mais tranquilidade para corretores preparados e compradores conscientes, que buscam por informações e por sentir confiança no...