22.5 C
Brasília
Últimas NotíciasG20: Lula sugere trocar dívidas de países pobres por ações climáticas

G20: Lula sugere trocar dívidas de países pobres por ações climáticas

Na abertura da Cúpula de Líderes do G20, o presidente Lula foi claro: “está na hora de declarar a desigualdade uma emergência global e repensar as regras que sustentam as assimetrias”. O grupo, que reúne as maiores economias do mundo, está reunido até este domingo (23) em Joanesburgo, na África do Sul.

Uma das sugestões do presidente brasileiro: trocar dívida por desenvolvimento e por ações climáticas. Isso porque, segundo ele, quase metade da população mundial gasta mais com dívida do que com saúde e educação.

Lula ainda falou em financiamento e no apoio à proposta da África do Sul para criação de um Painel Independente sobre Desigualdade.

E na segunda reunião da Cúpula de Líderes, o presidente falou em transição energética, combate à fome e mudanças climáticas. Disse que a COP30 cumpriu seu papel de mobilização social, dos setores e de governos, falou dos compromissos firmados no sentido de fortalecimento da proteção social e de apoio aos pequenos agricultores e à sustentabilidade, e chamou o G20 à responsabilidade.

“O G20 pode proteger cadeias alimentares por meio de medidas como compras públicas e seguros rurais. Também pode remunerar quem preserva as florestas por meio do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, lançado na COP30. Só haverá transição justa se o G20 liderar o caminho”.

Brasil e Alemanha

Depois das reuniões, Lula se encontrou com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz. A reunião ocorreu a convite do alemão e veio depois que ele fez críticas ao Brasil durante a COP30, dizendo que ninguém de sua equipe quis permanecer em Belém e que estavam felizes por deixar a cidade.

Na conversa deste sábado, os dois não falaram sobre o assunto.

Friederich Merz reiterou o apoio à criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, já Lula confirmou que vai a Hannover em abril do ano que vem, para participar da maior feira de tecnologia industrial do mundo e convidou o alemão para vir ao Brasil.


Fonte: Agência Brasil

Mais notícias

Elianne Lodi: Especialista Defende a Virada Humana e Técnica que Deve Guiar as Cooperativas em 2026

À medida que o cooperativismo de crédito avança para um cenário mais competitivo, regulado e exigente, cresce também a atenção para um nome que...

Imersão Impacto 2025: Primeiro Dia Lotado Reúne Especialistas, Debate com Fornecedores e Estratégias para Escalar o Setor de Produtos Naturais

O primeiro dia da Imersão Impacto 2025, realizada neste sábado em São Paulo, reuniu um público expressivo e marcou o início de um dos...

Ataques aéreos israelenses deixam ao menos 20 mortos em Gaza

Ataques aéreos israelenses em...

Campos do Jordão recebe mais de 100 mil turistas no feriado da Consciência Negra

 “Natal dos Sonhos” estreia como símbolo de uma nova fase do turismo na cidadeDepois de um longo intervalo sem feriados prolongados, o Dia da...