22.5 C
Brasília
EntretenimentoAgenda CulturalFrida Kahlo tem dez obras furtadas de seu museu no México, afirma...

Frida Kahlo tem dez obras furtadas de seu museu no México, afirma especialista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos dez obras da artista Frida Kahlo foram roubadas e vendidas, afirma Hilda Trujillo, ex-diretora dos museus Diego Rivera Anahuacalli e Frida Kahlo Casa Azul, no México.

Entre elas estão ao menos duas pinturas a óleo e oito desenhos, assim como 12 páginas que teriam sido arrancadas do diário da artista. Diego Rivera, marido de Kahlo, havia doado os trabalhos ao patrimônio do México em 1955.

Segundo Trujillo, as obras “inexplicavelmente saíram da Casa Azul”, museu dedicado à vida e obra de Kahlo. Ela denunciou, por meio de um comunicado, a “gestão irregular, contratação de pessoal não qualificado, desperdício de recursos e negociações que contrariam o direito autoral dos pintores, que são Monumento Artístico do México”.

Uma das pinturas, “Frida Em Chamas”, de 1954, foi adquirida por uma coleção privada nos Estados Unidos. A outra, “Congresso dos Povos pela Paz”, de 1952, foi vendida por US$ 2,6 milhão (cerca de R$ 15,3 milhões, na cotação atual) à coleção Mary-Anne Martin, da Sotheby’s.

Trujillo, uma das principais especialistas em Frida Kahlo, acusou o Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura (Inbal) de omissão. A instituição é responsável pela proteção do patrimônio artístico do México.

A legislação do país exige que os donos de obras declaradas monumento artístico informem ao Estado qualquer movimentação das peças. A Inbal afirmou, em um comunicado, que não concedeu permissões para a exportação das obras.

“Eu estou dizendo que estão sendo vendidas ilegalmente, como é que vão pedir permissão? Na verdade, peço para vocês irem atrás das obras. Não importa se estão em mãos privadas ou públicas” questionou Trujillo.

Trujillo diz, ainda, que sua denúncia foi feita formalmente ao Inbal e que nunca recebeu uma resposta oficial. Na sua denúncia, ela aponta como evidências documentos oficiais, fotografias, correspondências, listagens parciais de obras e fragmentos do testamento de Rivera.

“Se minhas alegações são infundadas, peço que apresentem publicamente o Diário de Frida Kahlo e as listas de obras geradas por Diego Rivera, e esclareçam quais peças continuam na Casa Azul e quais não”, disse a ex-diretora.

fonte

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

Exposição no Vogue Square celebra o poder das cores sob curadoria de Fátima Simões

A curadora Fátima SimõesO Shopping Vogue Square, na Barra da Tijuca, inaugura no próximo dia 5 de fevereiro, às 18h, a exposição “Cromatismo –...

A Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda é atual? 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, nasceu após as devastadoras experiências...

Quem pode pagar à vista está escolhendo financiar. Entenda por quê.

Atuo há muitos anos no segmento imobiliário de alto padrão e venho observando um movimento cada vez mais comum: clientes capitalizados, que poderiam pagar...

Encerramento do Janeiro Branco reforça importância da saúde mental de empresários e empreendedores

Referência em hipnoterapia e psicanálise, Glaucia Santana se destaca por atuação voltada à alta performance emocional O encerramento do Janeiro...

Paulo Morais consolida trajetória como case de escala e construção de negócios no Brasil

São Paulo, janeiro de 2026 – Empresário responsável pela criação e expansão da Espaçolaser, Paulo Morais se consolidou como um dos principais cases de...

Fundador anuncia saída da APTK & Ice4Pros após cinco anos e destaca legado da marca no mercado premium

Após cinco anos à frente da construção da Small Batches holding, responsável pelas marcas APTK e Ice4Pros, Luiz Paulo anunciou oficialmente o encerramento de...