19.5 C
Brasília
EntretenimentoAgenda CulturalFestival de Berlim anuncia filme de Karim Aïnouz com Elle Fanning na...

Festival de Berlim anuncia filme de Karim Aïnouz com Elle Fanning na competição

(FOLHAPRESS) – O Festival de Berlim anunciou, na manhã desta terça-feira (20), os filmes que disputarão o Urso de Ouro na 76ª edição do evento, um dos mais importantes do calendário cinematográfico mundial. Entre os selecionados estão os novos longas do cearense Karim Aïnouz e da brasileira-americana Beth de Araújo.

“Rosebush Pruning” marca o segundo longa-metragem em língua inglesa de Aïnouz e reúne um dos elencos mais estrelados desta edição da Berlinale, com Elle Fanning, Jamie Bell, Callum Turner, Lukas Gage, Riley Keough, Pamela Anderson e Tracy Letts. O drama familiar é livremente inspirado em “De Punhos Cerrados”, de Marco Bellocchio, e tem roteiro de Efthimis Filippou, colaborador frequente de Yorgos Lanthimos.

No ano passado, ainda na fase de montagem, Aïnouz, que vive em Berlim desde 2008, descreveu o filme como “a coisa mais louca” que já havia rodado.

Já “Josephine”, de Beth de Araújo, filha de mãe sino-americana e pai brasileiro, criada em San Francisco, traz Channing Tatum e Gemma Chan no elenco. O filme acompanha uma menina de oito anos que testemunha um crime violento.

Ao apresentar os títulos da competição oficial, Michael Stütz, codiretor de programação do festival, afirmou que Araújo “apresenta uma história muito pessoal ao público feminino, repleta de cuidado e criatividade”.

“É um thriller psicológico que captura o trauma e a impotência de uma família que teve sua sensação de segurança destruída”, disse Stütz, ressaltando que este é apenas o segundo longa-metragem da diretora.

Nenhuma das produções é brasileira. Ainda assim, o cinema nacional marca presença em seções paralelas da Berlinale, que já divulgaram seus títulos. Entre os selecionados estão filmes de Eliza Capai, Allan Deberton, André Novais Oliveira, Gabe Klinger, Priscilla Kellen, Karen Suzane, Janaína Marques, Felipe M. Bragança, Denilson Baniwa e Grace Passô.

A diretora do festival, Tricia Tuttle, afirmou esperar uma repetição da forte audiência do ano passado, quando a Berlinale concedeu o Urso de Ouro a “Dreams”, do norueguês Dag Johan Haugerud, e o Urso de Prata ao brasileiro “Último Azul”, de Gabriel Mascaro.

“Estamos dando atenção especial ao público de 18 a 25 anos, que ainda está buscando compreender o cinema de autor”, disse Tuttle. Pela primeira vez, o festival terá ingressos a preço reduzido para essa faixa etária, a € 6, cerca de R$ 35.

Como reflexo dessa estratégia, a Berlinale contará com uma animação na competição oficial: “A New Dawn”, primeira produção solo do japonês Yoshitoshi Shinomiya.

Questionada sobre a aparente predominância de histórias familiares em detrimento do perfil político tradicional do festival, Tuttle destacou a diversidade como principal marca da seleção. “É uma percepção correta, mas, ao mesmo tempo, muitos desses filmes levam para o ambiente familiar as camadas e tensões da política atual”, afirmou.

A diretora também comentou a escolha de “No Good Man”, da afegã Sharbanoo Sadat, como filme de abertura do festival, no dia 12 de fevereiro. Segundo Tuttle, a Berlinale mantém a tradição de valorizar obras que denunciam injustiças. “O filme da noite de abertura é de uma cineasta que faz exatamente isso”, disse.

Confira a lista dos filmes que competem pelo Urso de Ouro:

– “At the Sea”, de Kornél Mundruczó
– “Dao”, de Alain Gomis
– “Dust”, de Anke Blondé
– “Etwas ganz Besonderes” (“Home Stories”), de Eva Trobisch
– “Everybody Digs Bill Evans”, de Grant Gee
– “Gelbe Briefe” (“Yellow Letters”), de İlker Çatak
– “Josephine”, de Beth de Araújo
– “Kurtuluş” (“Salvation”), de Emin Alper
– “The Loneliest Man in Town”, de Tizza Covi e Rainer Frimmel
– “Meine Frau Weint” (“My Wife Cries”), de Angela Schanelec
– “Moscas” (“Flies”), de Fernando Eimbcke
– “A New Dawn”, de Yoshitoshi Shinomiya
– “Nina Roza”, de Genevieve Dulude-De Celles
– “Queen at Sea”, de Lance Hammer
– “Rosebush Pruning”, de Karim Aïnouz
– “Rose”, de Markus Schleinzer
– “Soumsoum, la Nuit des Astres” (“Soumsoum, the Night of the Stars”), de Mahamat-Saleh Haroun
– “À Voix Basse” (“In a Whisper”), de Leyla Bouzid
– “Wo Men Bu Shi Mo Sheng Ren” (“We Are All Strangers”), de Anthony Chen
– “Wolfram”, de Warwick Thornton
– “YO Love Is a Rebellious Bird”, de Anna Fitch e Banker White
– “Yön Lapsi” (“Nightborn”), de Hanna Bergholm
 

 

Na segunda posição aparece “Boate Azul”, de Benedito Seviero e Tomaz, seguida por “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia. O top dez reúne ainda faixas como “Telefone Mudo”, “Eva” e “Cheia de Manias”.

Folhapress | 19:00 – 19/01/2026

 

Notícias ao Minuto

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

Felipe Gabriel Schultze é destaque na Forbes Latina por promover a comunicação assertiva como ativo estratégico

Em referência publicada na Forbes Latina, a atuação de Felipe Gabriel Schultze evidencia a comunicação assertiva como diferencial competitivo e peça central na governança...

Ruares Mattos: o brasileiro que projeta arte, comunicação e espiritualidade no cenário cultural europeu

Juares Nogueira Matos Neto, conhecido no meio artístico como Ruares Mattos, é um nome que simboliza a convergência entre identidade, criatividade e visão estratégica....