Primeiro palestrante do Serra Summit 2025, Paulo Guedes fez uma análise profunda do cenário mundial e indicou potenciais do País para se tornar protagonista das mudanças.
Resiliência e esperança foram as palavras usadas pelo ex-ministro da Economia da gestão passada, Paulo Guedes, para definir o momento atual da conjuntura política e econômica do Brasil. Na palestra de abertura da segunda edição do Summit Serra, que iniciou nesta quinta-feira (09) em Nova Prata (RS), Guedes afirmou que o País tem riquezas únicas que podem torná-lo protagonista no cenário mundial.
Nesse contexto, citou como principais oportunidades a capacidade de gerar energias limpas e baratas, os recursos hídricos e minerais e a produção agropecuária que pode garantir a segurança alimentar do mundo. São riquezas que, segundo Guedes, podem atrair investidores. Mas acredita que para alcançar esta condição, o País precisa resolver os problemas atuais, como gastos elevados do governo, inflação em alta, juros caros e carga tributária sufocante. “Sem mudanças perderemos as oportunidades. O ano de 2026 deve ser de esperança. No momento, a economia piora visivelmente”, frisou.
O ex-ministro reforçou que o Brasil é a bola da vez no cenário mundial, mas que pode ocorrer o que tem sido comum: ao invés de chutar para o gol, resolver ir para o lado e brigar. Para que a mudança ocorra, Guedes defendeu que a ideologia conservadora chegue ao poder, colocando a política liberal em segundo plano por não estar mais cuidando da segurança, da economia e de outros temas demandados pela população, e a retirando o socialismo do cenário. “É isto que está ocorrendo no Ocidente, que ligou o botão de sobrevivência. As escolhas eleitorais na Argentina, Estados Unidos, Itália e Portugal, dentre outros países, são provas disto. É uma onda que está ocorrendo mundialmente. É impossível reprimir sentimentos”, afirmou.
De acordo com Paulo Guedes, a nova onda mundial é a geopolítica, buscando a eficiência econômica. Razão para que os Estados Unidos estejam aplicando novas tarifas sobre importações e fechando as fronteiras, como vários outros países, para inibir a imigração. O ex-ministro destacou, porém, que não acredita na 3ª Guerra Mundial, pois grandes potências, como China, não têm interesse. “Quem busca confusão é quem está perdendo, caso da Rússia, que invadiu a Ucrânia”, salientou.
Abertura valorizou parceiros
Na solenidade de abertura, autoridades enalteceram a contribuição do Serra Summit para o desenvolvimento regional. O prefeito de Nova Prata, Umberto Luiz Carnevalli, definiu o evento como iniciativa ousada, iniciada em 2024, que teve e terá apoio da Administração Municipal. Para o deputado federal Luciano Zucco, o evento caracteriza o novo momento da sociedade, que é de conexão e mais concorrência. Também participaram da abertura oficial o presidente da Câmara de Vereadores, Vinício Reinelli; o deputado estadual, Capitão Martim, e a CEO da Plena Gestão de Eventos, realizadora do Serra Summit, Marly Petrykowski.
Agenda dessa sexta-feira
Na sexta-feira (10), a trilha de Conhecimento do Serra Summit traz os temas Marca & Comunicação, Inovação, Dados & Tecnologia e Capital Relacional | Conexões Humanas. A condução do evento estará a cargo do Mestre de Cerimônias Tucco, responsável por dar ritmo, fluidez e conexão entre as apresentações e o público ao longo de toda a programação. No palco, apresentam-se Fernando Freitas (Imagem Pessoal e Corporativa: Como Construir uma Imagem de Sucesso no Mercado Competitivo); Jean Oliskovicz (Da Prática à Inovação: O Impacto da Liderança Exponencial); Reginaldo Kaenêne: (Quando o Sucesso é a Única Opção!); Marcos Tito (Inteligência Artificial | IA sem Mágica: O que Ela já pode Fazer por Você!); Emílio Finger (O Segredo das Equipes de Alto Desempenho); Diogo Serra (Marketing Digital para Negócios Locais: Como Prosperar com Vendas Online) e, encerrando, palestra show com a Banda Rosas (O Impacto das Conexões Humanas).

Neste dia seguem, também, as agendas do Serra Summit Cidades, com painéis reunindo especialistas, líderes comunitários e representantes públicos para tratar de temas como Territórios Criativos e Economia Circular no Turismo; Desafios Sociais e Resiliência Comunitária; Acessibilidade; e Inovação e Empreendedorismo Acadêmico.
O Serra Summit 2025 é uma realização de Plena Gestão de Eventos e Serra Summit, com Patrocínio Master do Município de Nova Prata, Autopratense, MGA, Vipal Borrachas, Adyl Telecom e Sicredi. Parceiros: Naveo e Super Cafés De Coffee; Apoio: Atuaserra; AbradiRS; compratri; GP; CDL Nova prata; CDL Jovem; CIC Nova Prata; Sindilojas Regional Nova Prata; Media Partner: Jovem Pan Serra Gaúcha
SERVIÇO:
O que: Serra Summit 2025
Quando: 10 de outubro, das 14h às 20h
Onde: Nova Prata, RS (Sociedade Grêmio Pratense)
Informações: serrasummit.com.br ou fone/whats 54 9666-0629
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/serra-summit-2025/2901475?referrer=www.google.com