28.6 C
Brasília
PoliticaDefesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta sexta-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um novo recurso contra a condenação a 27 anos e três meses na ação penal da trama golpista. O ex-presidente está preso em uma sala localizada na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. 

Os advogados protocolaram os chamados embargos infringentes para tentar derrubar a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Na terça-feira (25), o ministro já negou outro recurso da defesa, os embargos de declaração, e determinou a execução da condenação de Bolsonaro e mais seis réus do núcleo 1 da trama golpista.

Para a defesa, a decisão do ministro, que foi referendada pela Primeira Turma, deve ser considerada como “erro judiciário” e precisa ser revista. 

“Dada a máxima vênia, não cabe afirmar protelatório recurso que sequer havia sido proposto. Aliás, sem tomar conhecimento de suas razões, causa espécie tenha sido maculado de protelatório”, afirmou a defesa.Pelo entendimento da defesa, deve prevalecer no julgamento o voto divergente do ministro Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro pela participação na trama golpista.

“E justamente e virtude da ausência dos pressupostos típicos para a caracterização do delito de pertencimento à organização criminosa, o voto divergente de lavra do eminente ministro Luiz Fux foi preciso ao absolver o embargante [Bolsonaro]”, completaram os advogados.

Jurisprudência

Moraes determinou a execução das penas após entender que Bolsonaro e dos demais réus não têm mais direito a recorrer das condenações.

O ministro citou a jurisprudência da Corte e disse que o ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes.

Para conseguir que o caso fosse julgado novamente, Bolsonaro precisava obter pelo menos dois votos pela absolvição, ou seja, placar mínimo de 3 votos a 2 no julgamento realizado no dia 11 de setembro e que condenou os acusados.  No entanto, o placar pela condenação foi de 4 votos a 1.

O novo recurso será analisado por Alexandre de Moraes. Não há prazo para decisão. 

Com discurso voltado para seus eleitores, Tarcísio fala de prisão perpétua no Brasil, mas defendeu anistia para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado do governo Bolsonaro

Folhapress | 21:15 – 28/11/2025

Fonte

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

Henrique Estevan: o destaque da Forbes Latina e a visão transformadora do branding no Brasil

No universo da comunicação e dos negócios, raramente as trajetórias pessoais se entrelaçam com inovação, branding e reinvenção de modo tão intenso quanto a...

Centralrede Farmacêutica sai na Forbes Latina e se consolida como exemplo de inovação no varejo farma

São Paulo. A Centralrede Farmacêutica ganhou os holofotes da Forbes Latina, que destacou a rede como uma marca que está “redefinindo o varejo farmacêutico...

AFS abre inscrições para programa que oferece bolsas integrais de intercâmbio no exterior

Iniciativa combina formação online, experiência internacional e projetos em sustentabilidade e STEM; inscrições vão até 15 de janeiro de 2026.O AFS, considerada a mais...