O governo Trump está promovendo a indústria do carvão de uma forma inusitada: um pedaço de carvão em formato de personagem de desenho animado, com olhos grandes e roupas de mineiro, chamado Coalie (da palavra inglesa coal, que significa carvão em português). A apresentação da nova mascote do governo norte-americano — equipada com capacete, botas e luvas, aparentemente gerada por inteligência artificial — ocorreu por meio de uma publicação nas redes sociais feita por Doug Burgum, secretário do Interior dos Estados Unidos.
Segundo Burgum, Coalie atuará como porta-voz da “Agenda de Domínio Energético Americano” de Trump, que transformou a liberação do chamado “Carvão Limpo e Bonito” em uma “prioridade”.
A função atribuída a Coalie, com olhos grandes e um sorriso que remetem a um estilo japonês de desenho animado fofo, é representar o OSMRE (agência federal dos EUA, vinculada ao Departamento do Interior, responsável pela regulamentação das minas de carvão).
Mine, Baby, Mine!@POTUS made it a top priority for @Interior to unleash Beautiful, Clean Coal and @OSMRE is leading the charge!
Learn more about how @OSMRE is advancing @POTUS‘ American Energy Dominance Agenda from their new spokesperson, Coalie! https://t.co/o62HdCRAsO pic.twitter.com/yWR4DvHVHW
— Secretary Doug Burgum (@SecretaryBurgum) January 22, 2026
Diversas imagens de Coalie aparecem no site do OSMRE, onde o pedaço de carvão é retratado posando alegremente com o que parece ser uma família gerada por IA, em pé sobre uma mesa de escritório durante uma reunião ou piscando o olho em uma mina de carvão abandonada que foi transformada em área de piquenique.
A imagem de Coalie foi criada em 2018, quando uma gerente de redes sociais do OSMRE adicionou olhos esbugalhados a uma foto de carvão e, ao longo dos anos, passou a ser usada para informar o público sobre o que o departamento realmente fazia, segundo o Washingtonian.
© OSMRE
O uso público de Coalie para promover a agenda de Trump é a mais recente tentativa do governo de revitalizar a indústria do carvão, que sofreu um declínio acentuado na última década, apesar das promessas do presidente de reverter esse cenário.
Apesar da estratégia de marketing, o carvão continua sendo o combustível fóssil mais poluente, um dos principais responsáveis pela crise climática e uma fonte de poluição atmosférica tóxica e letal para comunidades próximas quando queimado. Mineradores de carvão há muito tempo sofrem efeitos adversos, especialmente doenças pulmonares, após inalarem poeira por períodos prolongados.
© OSMRE
Após a apresentação, diversos ativistas climáticos rapidamente criticaram a nova tentativa do governo de melhorar a imagem do combustível fóssil mais poluente, ignorando seus impactos no planeta e na saúde pública. Um dos críticos descreveu a iniciativa como “uma das formas mais hediondas de produzir energia que o nosso mundo já viu”.
“É doentio… e típico desta administração e do governo dos EUA usar IA para dar uma aparência amigável a uma das formas mais hediondas de produzir energia que o nosso mundo já viu”, afirmou Junior Walk, ativista do Coal River Mountain Watch que documentou o impacto da mineração de carvão em sua comunidade, na Virgínia Ocidental, em declaração ao Guardian.
“À medida que as mudanças climáticas nos empurram cada vez mais para o evento de extinção em massa que todos estamos vivendo, e mais amigos e vizinhos meus adoecem e morrem como resultado direto das atividades da indústria do carvão, continuarei assombrado pelo sorriso distorcido e pelos olhos enigmáticos de Coalie.”
Leia Também: Após críticas e ameaças, encontro entre Petro e Trump na Casa Branca dura mais de 2 horas
