26.5 C
Brasília
NotíciasCiência e TecnologiaChatGPT sofre instabilidade após sobrecarga de acessos em busca de filtro do...

ChatGPT sofre instabilidade após sobrecarga de acessos em busca de filtro do Studio Ghibli

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ChatGPT apresentou instabilidade na manhã desta terça-feira (1º), e o motivo foi a explosão de acessos causada pelo popular filtro de imagens que reproduz os traços do Studio Ghibli, conhecido pelas obras do cineasta Hayao Miyazaki.

De acordo com o CEO da OpenAI (a desenvolvedora da plataforma de inteligência artificial), Sam Altman, o chatbot conquistou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora na segunda-feira (31).

“O lançamento do ChatGPT 26 meses atrás foi um dos momentos virais mais insanos que eu já vi, e nós ganhamos 1 milhão de usuários em cinco dias”, comparou Altman em publicação na rede social X (ex-Twitter).

Segundo o site especializado TechCrunch, a explosão de popularidade fez o ChatGPT alcançar 500 milhões de usuários que acessam o site ao menos uma vez por semana e 20 milhões de assinantes que pagam a partir de US$ 20 ao mês. Eram, no fim do ano passado, 300 milhões de pessoas com um ou mais acessos por semana e 15,5 milhões de assinantes.

Por outro lado, o crescimento repentino trouxe problemas. Os servidores da OpenAI chegaram ao limite, comprometendo os serviços da empresa.

“Estamos colocando a situação sob controle, mas vocês devem esperar que lançamentos se atrasem, que coisas quebrem e que as ferramentas estejam lentas, enquanto lidamos com os desafios de lotação”, afirmou Altman.

Os usuários que relataram falhas nesta manhã recebiam, em vez do resultado esperado, a seguinte mensagem: “Ops… parece que algo deu errado.”

No mesmo post, Altman divulgou que procurava alguém que tivesse chips gráficos da Nvidia sobrando. O equipamento é usado para rodar os grandes modelos de IA, como o ChatGPT e seus concorrentes.

Por causa da alta procura, a startup já havia adiado, no último dia 26, o lançamento da opção de gerar imagens dentro do ChatGPT para os usuários que não pagam assinatura da ferramenta. A expansão ocorreu na segunda.

Além disso, o funcionamento da ferramenta geradora de vídeos Sora foi suspenso.

Se por um lado, Altman chegou a implorar para que os usuários deixassem de usar o ChatGPT para gerar imagens; por outro, ele mesmo aderiu à tendência e passou a usar um retrato com traços de animação japonesa.

Perfis oficiais da Casa Branca e do governo da Índia também usaram inteligência artificial para reproduzir o estilo característico do Studio Ghibli.

O momento memético fez usuários relembrarem que Miyazaki é um crítico à tecnologia e a chamou de ‘um insulto à própria vida’. Além disso, artistas americanos processam ferramentas de IA, alegando que seus estilos foram roubados.

Fonte

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

Mulheres avançam sobre setores técnicos e redefinem critérios de liderança no mercado brasileiro

Em áreas altamente reguladas, como consultoria normativa e assessoramento institucional, conhecimento técnico e gestão de riscos passam a valer mais do que hierarquia formal...

Sensações e conexão emocional: por que a experiência do cliente deixou de ser processo e virou memória

Para Paulo Brenha, especialista em estratégia e experiência do cliente, CX passa a ser construída por estímulos sensoriais, narrativa e vivência realDurante anos, a...

Henrique Batista lança a Xiro Tech e aposta em tecnologia white label para empresas que querem ser donas do próprio aplicativo

Empresário do setor de tecnologia e mobilidade urbana apresenta nova empresa focada em soluções white label e aplicativos personalizadosO empresário e multimilionário Henrique Batista,...

João Miranda e o Biocircuit Art®: quando a tecnologia deixa de ser ferramenta e se torna relíquia

Artista brasileiro cria linguagem autoral ao transformar componentes tecnológicos em obras de arte contemporânea com forte impacto conceitualEm um mundo marcado pela aceleração digital...

2026 não será para amadores: o novo padrão do Mercado Imobiliário

Em 2026, os negócios imobiliários acontecerão com mais tranquilidade para corretores preparados e compradores conscientes, que buscam por informações e por sentir confiança no...