26.5 C
Brasília
EconomiaBoulos diz que governo Lula quer aprovar mudança em escala 6x1 no...

Boulos diz que governo Lula quer aprovar mudança em escala 6×1 no primeiro semestre

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, disse que a proposta apoiada que será a que tiver andamento mais rápido no Congresso e que querem aprovar a mudança da jornada ainda no primeiro semestre de 2026. Diversas propostas tramitam nas duas Casas Legislativas, e mais de uma têm apoio declarado no governo.

Até o momento, integrantes da gestão já vinham afirmando que o governo apoiaria qualquer proposta que cumprisse três pré-requisitos considerados básicos para a gestão petista: jornada semanal de no máximo 40 horas (hoje são 44 horas), fim da escala a 6×1 e sem redução de salário.

De acordo com o ministro, a intenção é que a mudança na jornada seja aprovada ainda no primeiro semestre de 2026.

“Nós precisamos ter, e estamos esperando uma avaliação jurídica mais segura, de se por projeto de lei é possível, de maneira firme e garantida, chegar a essas três questões. É lógico que, se for possível por projeto de lei, é mais fácil aprovar um projeto de lei do que uma PEC”, disse a jornalistas.

Uma das principais propostas apoiadas pelo governo é o projeto de lei de relatoria do deputado Leo Prates (PDT-BA), cujo texto teve apoio declarado pelo governo. Nele, estão propostas uma redução de 44 horas para 40 horas, e a jornada semanal para 5×2

Já a PEC (proposta de emenda à Constituição), de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) junto a outros parlamentares, busca uma redução maior, para 36 horas semanais e jornada semanal 4×3.”Olha, eles conseguiram aprovar a dosimetria em duas horas? Estão dizendo que vão aprovar no Senado na semana que vem? Se quiser se aprova o fim da escala, pelo menos em um semestre.

Outras propostas tramitam nas duas Casas em paralelo. Na quarta (10), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou um texto alinhado ao que a gestão petista defende, mas sem combinar com o governo. No entanto, a postura de Boulos e demais ministros foi a de apoiar o avanço, por cumprir com os requisitos estabelecidos.

O PL propõe uma redução de 44 horas para 40 horas, e reduz a jornada semanal para 5×2. Já a PEC visa uma redução maior, para 36 horas semanais e 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso).

Na semana passada, o governo se manifestou contra uma outra proposta, de relatoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que se propunha a reduzir a jornada, mas mantinha a escala de trabalho em seis dias, o que contraria os pontos defendidos pelo governo.

O cenário base do governo brasileiro é de que, “se não houver mudança”, o acordo seja assinado em 20 de dezembro de 2025, em Foz do Iguaçu

Estadao Conteudo | 15:24 – 12/12/2025

Fonte

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

NR-1, compliance e microempresas: por que 2026 marca o início da governança mínima obrigatória no Brasil

Advogada Charlene Gomes explica como a nova NR-1 pressiona MEIs, MEs e EPPs a adotarem processos formais de segurança, risco e conformidade sob pena...

TJSP suspende falência da JR Diesel, empresa fundada por Geraldo Rufino

Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, empresa que teve a falência suspensa pelo TJSP após decisão que determinou a retomada da recuperação judicial.

Majestic: De Brasília para a América Latina, O Ecossistema que Está Redefinindo a Saúde Masculina Premium

Com uma visão corporativa rara no setor da saúde e uma operação que une performance, tecnologia e medicina avançada, a Majestic tem se consolidado...

As novas tecnologias que estão mudando o combate ao HIV

inteligência artificial, diagnóstico rápido e terapias inovadoras prometem transformar a saúde pública em 2026Healthtech fundada por médica infectologista desenvolve soluções de inteligência clínica para...

A nova economia da frequência: como líderes estão usando ciência e espiritualidade para tomar decisões mais inteligentes

Liderar não é só estratégia. É estado interno, clareza emocional e decisões tomadas a partir da coerência entre mente, corpo e coração.