Após a morte de dois cidadãos americanos, agentes do Serviço de Imigração dos Estados Unidos receberam novas orientações para atuar em Minnesota. Agora, o ICE deve focar em criminosos e evitar confrontos.

O número de agentes do ICE em Minnesota será reduzido e eles vão se concentrar em operações de fiscalização estratégicas e direcionadas. Segundo Tom Homan, o chamado “czar da fronteira”, os oficiais que agirem com profissionalismo serão punidos, como em qualquer outra agência federal.
Essa mudança na abordagem do ICE acontece após a morte de dois cidadãos americanos por agentes de imigração e uma série de protestos. Isso só neste mês.
Renee Good, mãe de três filhos, foi morta no dia 7 de janeiro e no último fim de semana, um enfermeiro Alex Pretti foi morto a tiros enquanto era imobilizado no chão.
Índia: vírus Nipah
Após a confirmação de dois casos do vírus Nipah em Bengala Ocidental, na Índia, a população do país passou a adotar medidas preventivas diante do medo de um surto.
Em Calcutá, muitos moradores começaram a usar máscaras nas ruas. Assim como outras nações asiáticas, a Indonésia implementou câmeras térmicas nos principais aeroportos, inclusive no da ilha turística de Bali.
O vírus Nipah é transmitido principalmente por morcegos frugívoros e pode provocar febre e inflamação cerebral, com taxa de mortalidade que pode chegar a 75%.
Apesar de haver contágio entre pessoas, a propagação não é simples. Exige contato próximo e prolongado com o paciente infectado.
Ghana: cortes na ajuda internacional
Em Ghana, cortes na ajuda internacional podem reduzir a cobertura do Programa de Imunização contra Malária e colocar 19 mil vidas em risco.
Nos últimos anos, o país que já adotava medidas como a distribuição de mosquiteiros tratados com inseticida registrou uma queda significativa nas mortes de crianças por malária após a introdução de duas vacinas contra a doença.
As mortes entre menores de cinco anos caíram quase 86 % em seis anos, de 245 em 2018 para 35 em 2024.
Queda de avião na Colômbia
Um acidente aéreo no nordeste da Colômbia matou todas as 15 pessoas que estavam a bordo do avião bimotor turboélice da Companhia Estatal Satena, incluindo um parlamentar local.
A aeronave perdeu contato com a torre de controle 12 minutos após decolar de Cúcuta para um voo curto até Ocanha.
A área onde o avião caiu é uma região montanhosa com plantações de coca, matéria-prima da cocaína e onde atuam grupos armados ilegais.
As causas do acidente são investigadas.
* Com informações da Agência Reuters.
Fonte: Agência Brasil
