28.6 C
Brasília
NotíciasCiência e TecnologiaTerra tem uma nova lua? O que é o PN7 2025, que...

Terra tem uma nova lua? O que é o PN7 2025, que vai seguir planeta até 2083

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um pequeno asteroide descoberto recentemente vai acompanhar a Terra por cerca de meio século. Chamado por astrônomos de “quase-lua”, ele não é visível a olho nu, mas pode ser observado por telescópios.

O asteroide PN7 2025, de cerca de 19 metros de diâmetro, foi identificado em agosto pelo observatório Pan-STARRS, em Haleakala, no Havaí. Segundo um artigo publicado pela Sociedade Astronômica Americana, ele pertence ao grupo de asteroides Arjuna, que compartilham órbitas semelhantes à da Terra.

Chamado de “quase-lua”, não é um satélite natural, mas acompanhará nosso planeta por cerca de meio século. O corpo celeste segue uma trajetória parecida com a da Terra em sua órbita ao redor do Sol. Esse fenômeno deve ocorrer até 2083, quando ele se afastará e desaparecerá lentamente no espaço.

Perto e longe. Durante sua órbita, o PN7 2025 pode se aproximar da Terra a uma distância mínima de cerca de 299.000 km, aproximadamente a distância média entre a Terra e a Lua. No entanto, também pode se afastar até cerca de 17 milhões de km.

O asteroide já acompanhava o planeta, mas só foi notado recentemente, quando seu brilho se intensificou. Ele pode ter viajado próximo à órbita da Terra por cerca de seis décadas, mas não foi percebido antes devido ao seu pequeno tamanho e à fraca luminosidade.

O QUE É UMA QUASE-LUA?

Uma quase-lua compartilha basicamente uma órbita com a Terra, mas na verdade gira ao redor do Sol. Seu período orbital é quase idêntico ao do nosso planeta, o que significa que, à medida que a Terra completa um ano em torno do Sol, o asteroide também o faz. Por isso, de certas perspectivas, parece que ele está nos seguindo.

O asteroide é inofensivo. O PN7 2025 é um corpo celeste independente, levemente influenciado pela gravidade da Terra, e não representa nenhuma ameaça ao planeta. Ele está além da órbita da Lua e não chegará perto o suficiente para entrar em nossa atmosfera ou colidir com a Terra.

Cientistas estão entusiasmados com a descoberta e já estão mapeando a trajetória do asteroide em detalhes. A análise é essencial para revelar informações sobre a composição de asteroides próximos à Terra e sobre a relação do planeta com eles.

Astrônomos já identificaram uma série de quase-luas da Terra. Todos os anos, pequenos asteroides se aproximam, alguns permanecendo por alguns meses, e outros, por gerações. Um exemplo é o Kamo’oalewa. Ele tem sido objeto de estudo de astrônomos chineses, que planejam uma missão espacial para coletar amostras do asteroide até 2027.

Salário mínimo para jornada equivalente na Califórnia, onde game tem sede, seria mais de R$ 15 mil; empresa não comenta; jogo presta conta à entidade dos EUA: trabalho inclui leitura em diversos idiomas

Folhapress | 14:48 – 27/10/2025

Fonte

US News
US News
O portal US News Brasil oferece notícias atualizadas e análises sobre economia, política, negócios e eventos globais, com foco no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais notícias

I Feira de Inteligência Artificial e Inovação Jurídica da OAB/RJ marca nova era para a advocacia brasileira

Evento reunirá lideranças do Direito, do Judiciário e da tecnologia para discutir o futuro da profissão e o papel da IA na prática jurídicaA...

A Epidemia Invisível que Custa Bilhões: NR-1 e a Nova Fronteira da Gestão

Em 2024, o Brasil registrou 472.000 afastamentos por transtornos psicológicos, de acordo com o INSS. Foram quase 70% a mais que no ano anterior. Tradução:...

Lentes de Porcelana e Resina: Beleza, Ciência e Responsabilidade Clínica

Nos últimos anos, as lentes de contato dentais se tornaram um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos. Seja em porcelana ou em resina...

Empresária emociona plateia na 2ª edição da Confraria dos Palcos em Florianópolis

Renata Alexandre recebendo seu reconhecimento na Confraria dos Palcos em Florianópolis, emocionando o público com sua trajetória inspiradora.