A líder política da oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, ganhou o Prêmio Nobel da Paz deste ano. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (10), pelo Comitê Norueguês.
Segundo o comitê, o prêmio foi concedido à Corina “pelo trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Maria Corina Machado é um dos exemplos de coragem civil na América Latina nos últimos tempos, afirmou o presidente do Comitê, em Oslo.
Corina é um símbolo da resistência ao governo Nicolás Maduro.
Ela é engenheira e começou a vida pública há mais de 20 anos, à frente da organização “Súmate”, em oposição ao então presidente Hugo Chaves.
Foi deputada da Assembleia Nacional entre 2011 e 2014, quando o mandato foi cassado.
Nas eleições de 2024, foi candidata presidencial da oposição, mas o regime de Maduro impediu que ela concorresse.
Por isso, Maria Corina transferiu o apoio ao candidato da oposição Edmundo González.
Maduro foi proclamado vencedor, mas o resultado oficial foi questionado pela oposição e por diversos governos estrangeiros.
A líder da oposição vive escondida na Venezuela desde então. E por isso, o presidente do Comitê disse não ter certeza se Corina Machado vai comparecer à cerimônia de premiação.
O Prêmio Nobel da Paz recebido por Corina é avaliado em 11 milhões de coroas suecas – cerca de R$ 6,2 milhões – e deve ser entregue em Oslo, no dia 10 de dezembro.
Fonte: Agência Brasil